Notícias
S. Pedro 2014… o Barro Preto andou de mão em mão
O Centro Histórico de Vila Real encheu para a Feira de S. Pedro e para o já esperado Jogo do Panelo.
Pelo quarto ano consecutivo, a Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, com o apoio do Município de Vila Real, levou a cabo as actividades À Roda do Panelo no decorrer das Festas em honra de S. Pedro cujos objectivos passam pela valorização da Olaria Negra de Bisalhães e pela revitalização do Jogo do Panelo procurando, por um lado, reaproximar os cidadãos desta arte e, por outro, atrair visitantes e turistas à cidade e às suas festas.

Na noite de Sábado, dia 28, o Grupo Capella Musical de São Pedro percorreu as ruas do Centro Histórico animando os visitantes com canções conhecidas de todos e convidando a participar nas muitas rodas do Jogo do Panelo que se formaram espontaneamente num sinal claro de que este se tornou um momento esperado pelos visitantes da Feira de S. Pedro. Foi possível verificar que, muito após o final desta actividade, ainda se juntavam muitas pessoas a jogar ao panelo já sem ligação ao grupo responsável pela dinamização desta acção. 
Para encerrar as actividades, decorreu no Domingo, dia 29 de Junho, o concerto da Orquestra Acrolat’In na Praça do Município com a presença de muito público que respondeu ao chamado dos acordes deste grupo da casa.

Integrada neste conjunto de actividades, encontra-se ainda disponível para visita, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, a exposição Barro Preto… Fora do Alguidar nas montras da antiga loja Real no Largo da Capela Nova, numa parceria com a Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Ainda integrado neste conjunto de actividades decorreu, de 23 a 27 de Junho, no Museu da Vila Velha, o Atelier Barro Preto às Cores com a presença de várias escolas e infantários das freguesias urbanas de Vila Real.