Notícias
Iluminação eficiente implementada no centro de Lamego
Dando continuidade ao projecto Eficiência Energética, já iniciado na cidade de Vila Real, a Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro avança agora na cidade de Lamego com a aquisição e instalação de luminárias Led a serem instaladas nas Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira e de iluminação cénica no escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso à tecnologia Led.
A decorrer em duas fases distintas, ambos os trabalhos representam um investimento total de 257.007,64€ com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2). 

No terreno, encontra-se já a ser executada a renovação da iluminação nos jardins das Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira, vias pertencentes ao Eixo Barroco no centro histórico de Lamego. Este trabalho compreende a substituição das lanternas clássicas de tecnologia de vapor de mercúrio por luminárias Led, mais eficientes do ponto de vista económico e ecológico, mantendo-se os candeeiros originais cujo valor estético importa preservar. Esta renovação permite ao Município um elevado grau de poupança energética assim como garante um enobrecimento dos jardins e espaços urbanos do Eixo Barroco. A aquisição e instalação de luminárias Led em ambas as vias foi adjudicada à empresa Francisco Pereira Marinho e Irmãos, SA. 

A segunda fase dos trabalhos que corresponde à iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso à tecnologia Led avança agora, tendo sido assinado, no passado dia 10 de Setembro, o contrato com a empresa Cunha Bastos, Lda., com um prazo de execução dos trabalhos de quatro meses. A solução de iluminação a instalar no escadório baseia-se na necessidade de valorização do património, considerando os aspectos turísticos inerentes, uma vez que se garante uma perspectiva nocturna do escadório,
actualmente inexistente. Por seu lado, o recurso à tecnologia Led garante um consumo de energia sustentado em tecnologia de elevada eficiência, de elevada restituição cromática, pouco poluente e de baixa manutenção. 

A solução energética encontrada para a cidade de Lamego baseia-se nas conclusões de um estudo contratado à UTAD para a “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação” que analisou os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais. 

Com base no mesmo estudo, e ainda no âmbito do projecto da Eficiência Energética, encontra-se em curso, ou já em fase final de preparação, a implementação de soluções de iluminação pública eficiente, nas áreas da segurança de peões, iluminação de vias e iluminação cénica, no conjunto das três cidades que constituem o Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego.