Notícias
Vila Real - Iluminação eficiente nas passadeiras… maior segurança para peões e veículos
A Associação Douro Alliance avança com o projecto Eficiência Energética na cidade de Vila Real com a aquisição e instalação de sistemas de iluminação inovadores e eficientes em passagens de peões.
Foi assinado, no passado dia 27 de Junho de 2013, o contrato com a empresa FLOSEL – Instalações Eléctricas e Hidráulicas, Lda. para a aquisição e instalação de sistemas de iluminação de passagens de peões, com recurso à tecnologia LED – Light Emitting Diode com um valor total de investimento de 139.424,00 € com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2). O prazo para a conclusão da instalação dos sistemas de iluminação é de quatro meses.

Na base deste processo estiveram as conclusões de um estudo contratado à UTAD para a “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação” que colocou em equação os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais, e a evidente necessidade de aumentar a segurança pedonal e rodoviária, nomeadamente nas passagens de peões. Os números são claros: segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária registou-se um aumento de 13,5% no número de vítimas mortais por atropelamento em 2011 face ao ano anterior, em Portugal.

Como forma de melhorar os aspectos apontados, e após a análise das vias onde existem passagens de peões, está prevista a instalação de equipamentos com luminária LED em 28 passadeiras. A tecnologia LED garante uma melhor qualidade de iluminação, menor consumo energético e maior longevidade quando comparada com as tecnologias convencionais baseadas em vapor de sódio e vapor de mercúrio.

Os equipamentos estão divididos em duas classes em função da fonte de alimentação: com ligação à rede eléctrica e com recurso a painéis solares fotovoltaicos. Serão instalados, igualmente, nos equipamentos, sistemas de monitorização do consumo de energia que fornecerão dados essenciais para a auditoria e avaliação das soluções implementadas.
As ruas onde estes equipamentos serão instalados são: Avenida Aureliano Barrigas, Rua Dr. Augusto Rua, Avenida Rainha Santa Isabel, Rua Cruz das Almas, Rua Dr. Domingos Campos, Avenida da Europa, Rua Miguel Torga, Avenida 1°de Maio, Avenida Dom Dinis, Rua Casimiro de Oliveira, Avenida Cidade de Orense, Avenida da Universidade e Avenida Almeida Lucena.

Com base no mesmo estudo, e ainda no âmbito do projecto da Eficiência Energética, encontra-se em curso, ou já em fase final de preparação, a implementação de soluções de iluminação pública eficiente, nas áreas da segurança de peões, iluminação de vias e iluminação cénica, no conjunto das três cidades que constituem o Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego.