Notícias
pos_salao2_gr.jpg pos_salao3_gr.jpg pos_salao5_gr.jpg pos_salao6gr.jpg
Fim-de-semana de humor em Vila Real
Num fim-de-semana especialmente quente, a inauguração da décima quinta edição do Salão Luso-Galaico de Caricatura – Douro 2013 fervilhou em ambiente de festa. O humor reinou numa inauguração particularmente concorrida (e divertida!) no Teatro Municipal de Vila Real, na noite de 6 de Julho.
Na abertura da sessão, o Grupo de Percussão do Conservatório Regional de Música de Vila Real marcou o ritmo do Salão de Caricatura que contou com a presença do Presidente de Câmara Municipal de Vila Real, Dr. Manuel Martins e do Presidente da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Melchior Moreira.

Entrega de Prémios
Nas paredes do Museu do Som e da Imagem no Teatro de Vila Real, os visitantes puderam apreciar os resultados do concurso lançado a caricaturistas portugueses e espanhóis sob o tema O Património Arquitectónico da região do Douro e conhecer os artistas vencedores que marcaram presença no evento para a entrega de prémios. O grande vencedor foi o artista Rui Pimentel com o trabalho “Diálogo”. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Omar Perez com a obra “Des (em) pregados” e Rui Duarte com “Souto Moura” nas segunda e terceira posições, respectivamente. Foram atribuídos, ainda, quatro prémios especiais numa homenagem a figuras icónicas do humor gráfico das terras Durienses e Galegas: o Prémio Especial Benito Losada foi atribuído a António Paiva, o Prémio Especial Aureliano Barrigas foi entregue a Igepzio, o Prémio Especial Correia Dias ficou nas mãos de Fernando Campos e, por último, o Prémio Especial Júlio Montalvão Machado foi entregue a Pedro Manaças.

Festa da Caricatura 
Sendo já a imagem de marca deste certame, a Festa da Caricatura juntou muitos curiosos e os visitantes fizeram fila para serem caricaturados pelos artistas presentes e levarem para casa uma recordação especial do Salão. 

Artista Convidado
Alternando entre artistas portugueses e galegos, este ano, e depois do tributo feito a Xosé Lóis González Vasquez em 2011, a organização homenageou o conceituado artista António Santos, que se tem celebrizado como Santiagu. O caricaturista presidiu ao Júri, foi convidado a desenhar a imagem da edição deste ano e uma exposição dedicada exclusivamente ao seu trabalho foi integrada no Salão de Caricatura estando patente na Sala de Exposições do Teatro Municipal de Vila Real. 

Workshop – Desenhar tem muita piada!!
Santiagu orientou, também, o workshop de desenho humorístico – Desenhar tem muita piada!!, que decorreu na tarde de Sábado, dia 6 de Julho, no Parque Rio Café Bar no Parque Corgo com a presença de 17 participantes. Os resultados deste atelier foram incluídos no Salão de Caricatura e podem ser vistos na Sala de Exposições do Teatro de Vila Real.

A exposição fica patente até ao próximo dia 31 de Julho e percorre depois, em itinerância, as cidades de Lamego, Peso da Régua e Ourense.