Promotores
41º09'42.70 N
7º47'21.70 W

Museu do Douro

Morada: Rua Marquês de Pombal, s/n
Código Postal: 5050 - 282 Peso da Régua
Telefone: +351.254.310.190
O Museu do Douro como museu de território tem por missão a representação do património natural e cultural da Região Demarcada do Douro, consagrada com o estatuto de Património Mundial pela UNESCO como paisagem cultural, evolutiva e viva. O edifício sede do Museu do Douro situa-se na cidade de Peso da Régua, resultado da reabilitação de um dos edifícios mais emblemáticos da história da Região Demarcada do Douro do século XVIII - a Casa da Companhia -, inaugurado a 20 de Dezembro de 2008. Conjugando tradição e modernidade, assume-se como um espaço coletivo de memória e identidade da região vinhateira, em constante diálogo com o presente, e simultaneamente, como instrumento de valorização das atividades associadas à vitivinicultura, ao turismo cultural e ao enoturismo.
É constituído por um espaço central - Área de Exposições -, onde está instalada a exposição permanente «Douro, Matéria e Espírito». Concebida como uma grande síntese temporal e geográfica da Região Demarcada do Douro, esta exposição foi pensada e estruturada como um roteiro que funciona como “porta de entrada” para quem visita a região. Singulares características da geomorfologia da região, determinantes fatores históricos e o engenho do Homem estabeleceram os alicerces da especialização deste território na produção vinícola que se expressam com monumentalidade na transformação da paisagem. É a combinação de fatores naturais e humanos, de ancestralidade e modernidade, de tradição, tecnologia e transformação, que «Douro Matéria e Espírito» expõe.
Na envolvente deste espaço expositivo situa-se o Restaurante «A Companhia», a Loja, o Arquivo, a Biblioteca, a Sala de Leitura , o Wine Bar e Esplanada no Jardim com vista para o rio Douro. No espaço contíguo encontra-se outro edifício de arquitetura moderna revestido com painéis de xisto preto, onde está situado o Serviço Educativo.
Em 2011 foi galardoado com uma Menção Especial do Prémio de Museu Europeu do Ano (EMYA), sublinhando a qualidade e o vasto âmbito de programas que contribuem para um maior conhecimento e orgulho da identidade cultural da Região do Douro.
Em 2014 o Museu do Douro foi um dos grandes vencedores dos Prémios de Ouro na Categoria de “Melhor Experiência em Arte e Cultura”, atribuído pela Rede Great Wine Capitals Global Network.