Os Nossos Eventos
Tradição&Inovação
Actividade de dinamização do Jogo do Panelo, realizado tradicionalmente na Feira de S. Pedro, e da célebre Olaria de Bisalhães.
A Feira dos Pucarinhos sempre foi um momento de tradição para os oleiros, que traziam o produto do seu trabalho até ao centro da “Bila”, para exibir com orgulho e satisfação as peças mais elaboradas e requintadas. Conta quem ainda se lembra desses tempos, que os cestos cheios de louça eram transportados à cabeça das mulheres, apoiadas em rodilhas, sendo guardadas nos baixos de algumas casas, perto da Capela Nova e da Rua Central, até ao início da feira. Hoje as coisas mudaram mas o local da Feira dos Púcaros mantém-se o mesmo, do Largo da Capela Nova até à Rua Central, com principal incidência como diziam os antigos, para a zona entre o “Almeida e o Chaves”, dois estabelecimentos de referência de há algumas décadas. Na feira as vendas eram óptimas para os oleiros, fazendo escoar os inúmeros produtos expostos, cântaros, alguidares, assadeiras, tachos, potes, bilhas, roscas e de segredo, porcas com crias, pichorras, brinquedos de barro - miniaturas de todas as peças confeccionadas, pucarinhos do peito, enfeitados com um lacinho de seda e ainda, panelos para jogar e partir, como manda a tradição, que segundo reza a história diz “os panelos não são comprados, têm que ser roubados”. 
Na noite de São Pedro, a tradição que percorre gerações de famílias da “Bila” e aldeias vizinhas, é juntar grupos de rapazes e raparigas, ao fundo da Avenida Carvalho Araújo, para “jogar ao panelo”. Jogo esse que mais não é que atirar de mão em mão a “bilha redonda” como se fosse uma bola, até que a “azelhice” de mão escorregadia a fizesse partir no empedrado da avenida. É altura então, de arranjar outro panelo, para que o jogo prossiga, e aí o interesse é “roubá-lo”, como manda a tradição.

Tradição&Inovação - S. Pedro 2013
Nesta edição, houve actividades para todos os gostos e idades… os mais novos realizaram o atelier Barro Preto às Cores sob orientação da Urze Teatro. Na noite de 28 de Junho os Saltimbancos na Feira de S. Pedro percorreram as ruas do centro histórico animando a festa e convidando os transeuntes a jogar (e partir) o panelo. 
As actividades ficaram completas com a exposição Barro Preto em dias de festa Real, exibida na montra da antiga loja Real, no Largo da Capela Nova, e organizada conjuntamente entre a Douro Alliance e o Museu de Vila Real.

Imagens