Vila Real, Peso da Régua e Lamego, três cidades inseridas na mesma unidade natural e económica, o Alto Douro Vinhateiro, fortemente interligadas pela intensificação das relações institucionais, sociais, económicas e culturais, verificada nos últimos anos.
Território
95 672 habitantes
Do total de população da NUT III Douro
Da população residente em cidades da NUT III Douro
Reconhecida como uma das mais importantes cidades do Alto Douro Vinhateiro, Peso da Régua, tendo como “pano de fundo” o rio Douro, é a principal porta de entrada da mais antiga Região Demarcada do mundo.
A génese desta urbe, de cariz marcadamente territorial, está, intrinsecamente ligada ao sector vitivinícola, não tivesse sido o Peso da Régua (no século XVII) um dos mais movimentados entrepostos comerciais de exportação do apreciado vinho do Porto. Actualmente, o concelho mantém ainda as suas ligações comerciais com o Porto e Gaia, através das vias de comunicação habituais – ferrovia, rodovia e fluvial -, estando esta última reforçada com as profundas alterações no rio Douro, que permitiram a circulação de embarcações de considerável calado e tonelagem, graças às eclusas instaladas nas diferentes barragens do sistema hidroeléctrico do Douro.

A ligação histórica deste município à produção dos afamados vinhos e a singular beleza do seu território, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, têm levado o seu nome além-fronteiras contribuindo, assim, para o desenvolvimento do sector turístico regional.

A produção de vinhos de qualidade continua a ser uma das principais imagens de marca desta cidade, que, no contexto deste Eixo Urbano, se impõe como a cidade dos Vinho do Douro e Porto, agregando as diversas funções institucionais, económicas e logísticas do sector, nomeadamente entidades reguladoras e profissionais, empório comercial e plataforma intermodal de transportes.
Três Cidades, um Território
Vila Real, Peso da Régua e Lamego, três cidades inseridas na mesma unidade natural e económica, o Alto Douro Vinhateiro, fortemente interligadas pela intensificação das relações institucionais, sociais, económicas e culturais, verificada nos últimos anos.

Este território forma um Eixo Urbano com pouco mais de 15 Km de extensão e um população aproximada de 93 700 habitantes que, relativamente, à NUT III Douro, concentra 44% do total da população e 88% da população residente em cidades. Com identidades e especificidades próprias, as três cidades juntas, complementam-se e fortalecem-se.

Pertinência da uma Rede Urbana


As últimas décadas têm colocado às cidades e territórios enormes desafios relacionados com o seu desenvolvimento. As exigências impostas pela globalização, no sentido de um aumento da eficiência, maior competitividade, maior escala e mais conhecimento, têm vindo a causar processos de degradação em castas áreas menos apetrechadas e periféricas, contribuindo para a sua decadência e pondo mesmo em causa a sua viabilidade. Procurando lutar contra esta tendência, os territórios e as suas gentes inventam novas soluções, que valorizem as suas qualidades intrínsecas e únicas, utilizando-as como uma mola propulsora do seu desenvolvimento. Neste contexto, uma rede de cidades de média dimensão integrada em territórios deprimidos, apresenta-se como um processo inovador que procura, através da cooperação institucional, criar as sinergias para o estabelecimento de um modelo sustentável de desenvolvimento, assente na complementaridade de funções e atributos, direccionados para captar investimentos, criar dinamismos e gerar conhecimento.

Ao criarem redes, as cidades de média dimensão conseguem ascender às exigências impostas pelo mundo global, algo que isoladamente seria impensável. Tal permite, através do envolvimento pró-activo entre agentes públicos e privados, da reunião de competências e de meios financeiros e do alcance de dimensão, o aparecimento de territórios atractivos, coesos sob o ponto de vista social, com capacidade de projecção internacional e com qualidade de vida para as suas populações.

A fundação da Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, constituída pelos actores estratégicos de Vila Real, Peso da Régua e Lamego é fundamentada, antes de mais, pela sua proximidade territorial, pelas suas complementaridades e interdependências e pela vontade política manifestada em desenvolver uma cooperação activa e duradoura que permita ganhar dimensão, massa crítica e reforçar os factores de competitividade de inovação. Este Eixo passa a agregar em si condições para se tornar o motor económico e de desenvolvimento de toda uma região, afirmando-se como a grande urbe da região do Douro e do Norte Interior.

A génese desta rede de cooperação não é um processo recente. Já na década de 90, o então Ministro do Planeamento e da Administração do Território, Prof. Luís Valente de Oliveira, defendia a constituição deste Eixo Urbano. Em Outubro de 1994, os presidentes destes municípios assinaram um Contrato de Cidade que defendia a conjugação de esforços na prossecução de uma estratégia comum de desenvolvimento.