Notícias
Lamego pintada de absurdo pelas mãos de Cruzeiro Seixas
O fim-de-semana de 17 e 18 de Setembro trouxe a arte surrealista do Mestre Cruzeiro Seixas a Lamego com o evento Plast&Cine 2011.
A homenagem às suas vida e obra, prestada por iniciativa da Associação Douro Alliance e das Edições Cão Menor, contou com várias actividades que decorreram durante os dois dias e que dinamizaram o centro de Lamego com arte e cultura.
O Mestre Cruzeiro Seixas prestigiou o evento tendo estado presente em praticamente todas as iniciativas, apesar dos seus já 90 anos de idade. Deu mostras de uma enorme vitalidade física e mental partilhando com os presentes a enorme vontade de continuar a trabalhar. No Sábado, o homenageado assistiu à performance do grupo de teatro “O Andaime”, recebeu das mãos das alunas do atelier de pintura da Santa Casa de Misericórdia de Lamego vários trabalhos realizados com base na sua obra e ouviu as simpáticas palavras dos vários “amigos” que se juntaram na Conferência no Teatro Ribeiro Conceição. Estiveram presentes nesta conferência convidados como António Gonçalves, António Nóvoa, Eurico Gonçalves, Maria João Fernandes, Perfecto Cuadrado e Rui Mário Gonçalves, figuras que, de forma pessoal ou profissional, se cruzam com o surrealismo de Cruzeiro Seixas e que deixaram aqui a sua homenagem. Tempo ainda para a abertura da exposição “Aproveitar o Acaso”, na Casa do Poço, com um conjunto de cerca de trinta obras do Mestre e com a exibição, pela primeira vez, dos seus cadernos íntimos. A exposição mantém-se patente até 18 de Outubro.
O segundo dia do Plast&Cine foi dedicado aos meios audiovisuais com a apresentação do documentário “Surrealismo Abrangente”, sobre a vida e obra de Cruzeiro Seixas, e com o lançamento do DVD resultante da edição anterior do Plast&Cine “José Rodrigues, esculpindo memórias”, dedicado ao escultor.
Esta foi já a terceira edição do evento Plast&Cine que nas edições anteriores homenageou a pintura de Emília Nadal e a obra escultórica de José Rodrigues.