Notícias
concursos de ideias gr 1
Hup!douro promove o espírito empreendedor no território com concursos de ideias
“Cria a tua Empresa” e “Empreender nas Escolas” pretendem envolver toda a comunidade em torno da temática do empreendedorismo. Revitalizar e modernizar o tecido empresarial do Douro é o grande objetivo.
A iniciativa é uma oportunidade para os empreendedores dos 19 concelhos da CIM Douro desenvolverem e apresentarem as suas ideias, criando ou melhorando projetos empreendedores que permitam uma aproximação ao mercado de trabalho e à realidade empresarial do território onde residem. Potenciar o desenvolvimento de competências empreendedoras na população e incentivar os participantes a implementarem as suas ideias são os principais objetivos dos concursos. 

No caso das escolas há uma dimensão mais lúdica onde se deseja acima de tudo uma lógica de aprendizagem com base na troca de experiências, para que os alunos desenvolvam competências de trabalho de equipa, liderança, espírito crítico, comunicação e iniciativa. Da teoria à prática, pretende-se preparar os jovens para o futuro através de atitudes responsáveis e empreendedoras. O evento final terá um formato competitivo interescolas e contará com a presença dos youtubers Inês Guimarães e Paulo Sousa. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de outubro no caso das escolas, e até 10 de novembro nos concursos “Cria a tua Empresa” através do site www.hupdouro.pt

Os promotores do projeto (CIM Douro e Douro Alliance) pretendem através destas iniciativas contribuir para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento económico e tecnológico do tecido empresarial da região, através da capacitação de agentes multiplicadores do espírito empreendedor e de apoio de proximidade a empreendedores e empresários. Para além dos concursos, estão também a decorrer ações de capacitação no âmbito do empreendedorismo, que incluem a dinamização do projeto “Clube de empreendedorismo nas Escolas”.
Concorrer Aqui
Os concursos de ideias “Cria a tua Empresa” e “Empreender nas Escolas” estão inseridos na iniciativa hup!douro, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Douro e pela Associação Douro Alliance, integrados no projeto Empreendouro – Empreender no Douro Rumo a 2020, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), ao abrigo do Sistema de Apoio às Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial (intermunicipal). O projeto tem como objetivo principal implementar uma rede de apoio ao empreendedorismo e à exploração de novas ideias, incentivando a criação de novas empresas e emprego qualificado na região.

Fonte: Hup!douro