Notícias
Noticia foto gr1 Noticia foto gr2
Parceiros reúnem-se para ativar rede de apoio ao Empreendedorismo no Douro
A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e a Associação de Municípios Douro Alliance dinamizaram no dia 6 de fevereiro, no Museu do Douro, Peso da Régua, reunião de parceiros estratégicos. Unir esforços para fortalecer a região através da Rede EmpreenDouro é o grande objetivo.
Estiveram presentes 22 entidades, públicas e privadas, regionais e nacionais, entre instituições de ensino superior, associações empresariais, associações de desenvolvimento e de municípios e instituições públicas, incluindo o setor cultural. A maioria destas entidades estiveram na gênese da Rede EmpreenDouro, uma rede de apoio ao empreendedorismo que foi constituída em 2010 e se tornou pública posteriormente em 2012, alcançando maior reconhecimento em 2013 e 2014 com os prémios Douro Empreendedor. Este foi um projeto de união de esforços e competências potenciadoras do espírito empreendedor na região do Douro, tirando partido dos recursos aí existentes, e que ao longo de cerca de 5 anos criou uma série de iniciativas importantes de promoção do empreendedorismo, e estabeleceu uma ligação de cooperação entre instituições que deverá agora ser continuada. O hup!douro - Empreendouro - Empreender no Douro Rumo a 2020, surge neste contexto, com a intenção de revitalizar e renovar a rede antecedente.

Nesta reunião a CIM Douro reiterou “que não se pretende elaborar nenhuma atividade que possa colidir com as iniciativas desenvolvidas por cada entidade que está presente no terreno, como por exemplo o apoio direto a empreendedores. O objetivo passa por estabelecer uma rede de retaguarda, alargada e próxima dos cidadãos, e que tire partido das competências existentes em cada parceiro potenciando complementaridades, estruturando- se de forma mais eficiente com benefícios para os potenciais empreendedores.” Foi também apresentado um estudo de benchmarking, onde foram identificados vários casos nacionais e internacionais de redes, e um conjunto de boas práticas que poderão inspirar as iniciativas a implementar no Douro. 

A CIM Douro, nesta fase inicial, propõe-se a ser o motor desta rede fazendo um mapeamento dos agentes e atores no terreno, incluindo atores mais recentes, restabelecendo um contacto de proximidade com os parceiros que constituem a Rede EmpreenDouro. Perceber e definir em conjunto o papel de cada um, a sua especialização e as formas de comunicação entre os vários membros. Aprender com as atividades desenvolvidas no passado e encontrar soluções sustentáveis e duradouras para a consolidação de uma rede que todos concordam ser importante. 

Esta reunião enquadra-se no projeto hup!douro - Empreendouro, Empreender no Douro Rumo a 2020. Um projeto promovido pela CIM Douro e pela Douro Alliance que tem como objetivos a criação de uma rede de promoção do empreendedorismo, exploração de novas ideias, e incentivo à criação de novas empresas e emprego qualificado nos 19 municípios que compõem a região NUTs III Douro. É um projeto que se divide em várias ações, sendo de destacar o benchmarking de empreendedorismo e inovação que consiste na identificação de boas práticas referente à utilização de redes e de instrumentos de apoio ao empreendedorismo; Ações de capacitação de técnicos municipais para que haja uma resposta mais eficaz às solicitações dos empreendedores; Criação do balcão do empreendedor do Douro, que poderá consistir na definição de “front-offices” em cada um dos 19 municípios. 

O mote está lançado, os parceiros participaram de forma ativa na sessão de trabalho e a expectativa está criada. Esperam-se agora os resultados dos primeiros estudos que estão em desenvolvimento, bem como uma agenda de iniciativas onde se conta com a participação não só das instituições, mas também dos empresários e potenciais empreendedores. 

Sobre o hup!douro 

O hup!douro é um conjunto de três projetos promovidos pela CIM Douro e pela Douro Alliance cujo principal objetivo é reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas nos 19 municípios que compõem a região Nuts III Douro: 

hup!douro - Vinhos, Espumantes, Castanha e Amêndoa 
hup!douro - Inovar para competir no sector agroalimentar do Douro. 
hup!douro - Empreendouro, empreender no Douro rumo a 2020 

Projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), ao abrigo do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (intermunicipal).

Fonte: hup!douro