Notícias
iluminacao_lam3_gr.jpg iluminacao_lam2_gr.jpg
Iluminação eficiente entra em funcionamento em Lamego
Acaba de entrar em funcionamento, na sua totalidade, a nova iluminação do Escadório e das Avenidas centrais da cidade de Lamego com recurso à tecnologia LED – Light Emitting Diode. 
Este projecto de iluminação, da iniciativa da Associação Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro através da operação Eficiência Energética, representou um investimento total de 257 077,64€ com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2) e foi realizado em duas fases. 
A primeira fase do projecto correspondeu à aquisição e instalação de luminárias Led nas Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira tendo sido renovada a iluminação nos jardins destas vias, pertencentes ao Eixo Barroco no centro histórico de Lamego. Este trabalho compreendeu a substituição das lanternas clássicas de tecnologia de vapor de mercúrio por luminárias LED, mais eficientes do ponto de vista económico e ecológico, mantendo-se os candeeiros originais cujo valor estético importa preservar. Esta renovação permite ao Município um elevado grau de poupança energética assim como garante um enobrecimento dos jardins e espaços urbanos do Eixo Barroco. 
Numa segunda fase, procedeu-se à iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, igualmente, com recurso à tecnologia LED. A solução de iluminação instalada baseou-se na necessidade de valorização do património, considerando os aspectos turísticos inerentes, uma vez que se garante uma perspectiva nocturna do escadório, anteriormente inexistente. Por seu lado, o recurso à tecnologia Led garante um consumo de energia sustentado em tecnologia de elevada eficiência, de elevada restituição cromática, pouco poluente e de baixa manutenção. 
A solução energética encontrada para a cidade de Lamego baseou-se nas conclusões de um estudo contratado à UTAD para a “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação” que analisou os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais.