Notícias
leds1_gr.jpg leds2_gr.jpg leds3_gr.jpg leds5_gr.jpg
Entra em funcionamento a Iluminação de passadeiras em Vila Real
Vila Real ficou, a partir de ontem, uma cidade mais segura e eficiente com a entrada em funcionamento do novo sistema de iluminação de passagens de peões.
O início do funcionamento do sistema de iluminação assinalou-se, ontem, dia 14 de Janeiro, pelas 18h na passadeira central da Avenida Aureliano Barrigas com a presença de vários membros do Executivo Municipal e da Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro.
O recurso à tecnologia LED – Light Emitting Diode, utilizado no sistema de iluminação, vai permitir ao Município aumentar os seus níveis de poupança energética, em termos financeiros e ambientais, e garantir maior segurança para peões e veículos. Esta tecnologia garante uma melhor qualidade de iluminação, menor consumo energético e maior longevidade quando comparada com as tecnologias convencionais baseadas em vapor de sódio e vapor de mercúrio.
De acordo com a fonte de alimentação, os equipamentos instalados estão divididos em duas classes: com ligação à rede eléctrica e com recurso a painéis solares fotovoltaicos e estão colocados nos seguintes locais: Avenida Aureliano Barrigas, Rua Dr. Augusto Rua, Avenida Rainha Santa Isabel, Rua Dr. Domingos Campos, Avenida da Europa, Rua Miguel Torga, Avenida 1°de Maio, Avenida Dom Dinis, Rua Casimiro de Oliveira, Avenida Cidade de Ourense, Avenida da Universidade, Avenida Almeida Lucena, Rua e Avenida de Santa Iria e Rua Dr. Manuel Cardona.
Através do seu projecto Eficiência Energética, a Associação Douro Alliance investiu um valor total de 171.491,52 € na aquisição e instalação destes sistemas de iluminação inovadores e eficientes com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
Na origem deste processo esteve o estudo “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação”, contratado pela Douro Alliance à UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.