Notícias
juliopomar6_gr.jpg juliopomar5_gr.jpg juliopomar4_gr.jpg juliopomar3_gr.jpg juliopomar2_gr.jpg
Lamego recebe Júlio Pomar em homenagem à sua vida e obra
Nos dias 18 e 19 de Outubro, o centro de Lamego esteve repleto de arte e cultura com a realização do evento Plast&Cine 2013 que homenageou a vida e obra de Júlio Pomar numa iniciativa da Associação Douro Alliance com organização do grupo de Comunicação Novembro e com o apoio do Município de Lamego.
Júlio Pomar esteve presente em todas as iniciativas propostas no programa do evento tendo partido do Cais de Gaia rumo a Lamego, na manhã de sexta-feira, dia 18 de Outubro, numa viagem etnográfica de barco pelo Douro acompanhado de um conjunto de convidados de onde se destacam os artistas Cruzeiro Seixas e Roberto Chichorro, homenageados pelo Plast&Cine em 2011 e 2012, respectivamente. 
À chegada ao Peso da Régua, a comitiva foi recebida no Museu do Douro para uma visita guiada ao espaço tendo partido depois para Lamego. 
A noite de sexta-feira trouxe fado ao Teatro Ribeiro Conceição com a actuação da fadista Aldina Duarte e com a estreia do documentário Só o Teatro é Real, de Tiago Pereira, sobre a obra de Júlio Pomar.
No segundo dia do evento, pela manhã, o homenageado assistiu, no Largo da Sé, à actuação do Grupo de Teatro O Andaime e apreciou, ainda, as obras dos alunos do atelier de pintura da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Sénior de Lamego assim como dos alunos de artes das Escolas do Eixo Urbano Douro Alliance – Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco, em Vila Real, João de Araújo Correia, no Peso da Régua e Latino Coelho em Lamego. Seguiu-se a inauguração, na Casa do Poço, da exposição Júlio Pomar: Outras Histórias, uma exposição antológica com 35 peças do artista plástico que se mantém patente ao público até ao próximo dia 14 de Novembro.
Na tarde de sábado, e a terminar a programação, o Teatro Ribeiro Conceição abriu de novo as suas portas para a realização de uma conferência sobre a vida e obra do artista homenageado com intervenção do Mestre Cruzeiro Seixas, do pintor e docente Francisco Laranjo, da investigadora e autora Laura Castro, do pintor Vítor Pomar e do Presidente do Município de Lamego, Eng.º Francisco Lopes que presenteou Júlio Pomar com as Chaves da Cidade.