Notícias
Plano de Mobilidade Sustentável avança
O Plano de Mobilidade Sustentável, projecto integrante do Plano Estratégico Douro Alliance, deu os primeiros passos no caminho para a sua concretização através da assinatura do contrato de execução com a empresa Cised Consultores, Lda. e a realização da primeira reunião de trabalho.
O total do valor contratado é de 122 632,23€ com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
Com a elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável (PMEIXO) pretende-se que o Eixo Urbano, e seus Municípios, passem a dispor de um instrumento estratégico de planificação e desenvolvimento dos diferentes modos de transporte, públicos/colectivos e individuais, de modo a melhorar os aspectos energéticos, ambientais, económicos e sociais da mobilidade e da acessibilidade dos cidadãos do Eixo. O Plano contemplará a análise, diagnóstico e a elaboração de propostas que privilegiem o uso do transporte público/colectivo e dos modos suaves em detrimento do transporte individual.
O PMEIXO apresenta como principais metas a atingir a caracterização do transporte público/colectivo urbano, a potencialização da intermodalidade do sistema de transportes públicos/colectivos entre os polos do Eixo, entre transportes urbanos e inter-urbanos, e o desenvolvimento de um sistema de estacionamento que estabeleça o necessário equilíbrio entre a oferta e a procura.
Com o prazo de execução de um ano, o PMEIXO será executado em quatro fases: a primeira será dedicada a trabalhos prévios de informação e recolha de dados passando, depois, à fase de diagnóstico que permitirá a síntese dos dados quantitativos e indicadores recolhidos. Na terceira fase de trabalhos será elaborado o relatório para o qual contribuirá a discussão pública promovida sob a forma de workshop onde terão oportunidade de participar cidadãos e representantes de organizações, instituições, serviços e associações. Todo este processo culminará na última fase do plano no qual serão elaboradas propostas efectivas para a melhoria da mobilidade no Eixo Urbano.