Gabinete de Turismo
Sobre Nós
O Gabinete de Turismo – GTUR, é uma estrutura organizada, integrada na Associação Douro Alliance, cujos objectivos passam pelo reforço da capacidade de cooperação institucional no sector do turismo, pela consolidação e melhoria da imagem da região e pela potencialização da oferta existente.
O GTUR apresenta-se como estrutura fundamental para alcançar os objectivos de cooperação definidos no Programa Estratégico da Douro Alliance, nomeadamente: reforçar o potencial económico de base territorial e desenvolver uma política de imagem e de promoção comum, fazendo do sector do Turismo uma alavanca para o desenvolvimento económico-social da região.

Ao utilizar uma forte componente de inovação aliada a novas tecnologias, contribui também para os objectivos estratégicos definidos nas duas medidas do Eixo Estratégico IV: (1) estimular a conversão económica, a diversificação e as redes de inovação e, ainda, (2) assegurar a utilização do TIC para a inovação.
 
Objectivos
 
Este projecto visa reforçar as capacidades de cooperação institucional no sector do Turismo, consolidar e melhorar a atractividade da Região e potenciar a oferta existente. Os objectivos serão alcançados através da criação de uma estrutura de promoção de imagem e captação de investimento no sector do turismo.



 
Objectivos específicos
 
O GTUR apresenta como objectivos específicos:

  • O aumento da competitividade da Região, face a regiões concorrentes, na captação de visitantes e de investimento no sector;
  • A criação de mais e melhor informação sobre a oferta turística disponível no território da rede, contribuindo assim para um melhor serviço ao turista. Esta informação e a sua divulgação, assim como as acções de promoção associadas irão contribuir para aumentar a competitividade das empresas existentes e potenciar o surgimento de novas empresas/serviços. Também a utilização de novas tecnologias e/ou conteúdos com informação turística, associada a localização e/ou navegação GPS, criará oportunidades de negócios no sector para novos serviços e conteúdos;
  • Dar visibilidade a todos os integrantes da cadeia produtiva do turismo local; 
  • Sensibilizar os intervenientes para trabalharem em colaboração formando uma rede de relações profissionais que culminem no fomento dos produtos e serviços turísticos por todos oferecidos.