Os segredos em torno de um saber antigo

Adicionar MyTrip
Partilhar
Beira Lamego Beira Lamego Beira Lamego
41.018344113948956
-7.744459772155778

Os segredos em torno de um saber antigo

 Os segredos em torno de um saber antigoEm Lamego, há uma empresa familiar que leva o nome e os saberes ancestrais do Douro até aos quatro cantos do País. Pela especificidade dos processos e pela manutenção das tradições chega-se a um produto​...

Local de partida
Apresentação 

 

Os segredos em torno de um saber antigo

Em Lamego, há uma empresa familiar que leva o nome e os saberes ancestrais do Douro até aos quatro cantos do País. Pela especificidade dos processos e pela manutenção das tradições chega-se a um produto diferenciado e bastante apreciado. 

A Beira Lamego é uma indústria “muito antiga” que faz todo o tipo de fornecimento de carnes frescas e derivados de carne de porco, nomeadamente charcutaria, desde a mais tradicional até à menos conservadora. 

A empresa conta, neste momento, com 90 funcionários, algo que representa “um papel e uma função social enorme face às circunstâncias em que se vive e à região em que está inserida”, explicaVítor Ferreira, um dos elementos da direcção.

Em franca expansão, a empresa já começa a escoar os seus produtos para o estrangeiro. Os sabores que preservam a essência duriense não deixam ninguém indiferente, pelo que as provas de degustação em feiras e certames gastronómicos têm sido de “enorme sucesso”.


Uma marca distinta

Todos os processos se baseiam em saberes e tradições ancestrais que advêm dos antepassados dos actuais proprietários. Foram eles que antes se dedicaram a esta actividade de forma pouco sistematizada, mas agora, noutras mãos, a empresa modernizou-se e consegue já outra projecção. 

Vítor Ferreira revela que o que distingue a Beira Lamego é a forma como os processos são geridos e o facto de terem uma componente agro-pecuária. “Primámos sempre por uma selecção muito rigorosa das matérias-primas e os nossos produtos têm um sabor e uma qualidade que são avalizadas pela história e pelo sucesso que obtiveram no mercado.”

Este negócio, que existe de forma estruturada e sustentada há quase 50 anos, conseguiu vingar ao longo dos tempos porque se preservaram os conhecimentos gastronómicos. “As receitas provêm de saberes familiares e são património que foi passando e perdurando ao longo dos anos e das gerações. A empresa tem depois a vocação de os preservar e de os dar a conhecer em escala”, conta o empresário. 


Cartilha de sabores e saberes

A carne de porco é o produto de excelência da Beira Lamego, designadamenteas várias raças de porco branco. Os artigos estão à venda em todo o País e existem nas mais variadas formas. Os que registam mais procura são os produtos tradicionais que vão desde o salpicão de lombo às alheiras, passando também pela produção de morcelas, farinheiras, presunto e fiambres. 

Um dos factores diferenciadores desta empresa passa pela cura típica que ainda hoje mantem. Envoltas em segredo, estas formas de “saber fazer”resistem no tempo. “A cura destes produtos é muito diferenciada. O presunto, por exemplo, tem um processo muito sui generis. Primeiro, passa pela salga e, depois,é curado, fumado ou em frio, controlando a temperatura e a humidade. Os enchidos são maturados e, posteriormente, estagiam para absorver esses condimentos.” 

São muitos os truques que garantem o sabor único destes produtos. “O salpicão emvinha-d’alhosfica em maturação num determinado tempero. Depois de alguns dias, que não posso revelar quantos, enchemo-lo, atamo-lo e penduramo-lo ao fumo, saindo, no fim, um produto extraordinário”, conta Vítor Ferreira.

A inclusão do nome da cidade na denominação da empresaacaba por beneficiar ambas as partes. “Lamego também tem a sorte de usarmos o nome da cidade. Há aqui uma dialéctica de interesses. Nós levamos o nome de Lamego e, assim, ganha a vertente turística, económica, social e até cultural porque preservar saberes e sabores faz parte da cultura dos povos.”

A Beira Lamego vende os seus produtos nas principais superfícies comerciais do País. Para além do mercado interno, a empresa quer apostar numa aproximação ao “mercado da saudade”, onde se encontram espalhadas as comunidades portuguesas.

 

Texto: Patricia Posse | Daniel Faiões

Horários/Preços/Ficha Técnica 
Contactos 
Proprietário/Responsável
Vítor Ferreira
Morada
Beira Lamego
Lugar do Serradouro
3610-096 Mondim da Beira

Outros postos de venda:
Continente, Pingo Doce, E-Leclerc ou Lidl
Telefone
+351 254 671 120
Latitude
41.018344113948956
Longitude
-7.744459772155778