
Programação do Teatro Vila Real

No último trimestre de 2014, são muitas as razões para vir ao Teatro de Vila Real, e cada vila-realense poderá encontrar as suas.
A segunda quinzena do Douro Jazz traz-nos Amália por Júlio Resende e Carlos Bica + João Paulo Esteves da Silva. Se no primeiro caso desperta a curiosidade o fado trazido para o piano e para o jazz, no segundo concerto é sobretudo de realçar a presença inédita de Carlos Bica, o mais internacional dos músicos de jazz portugueses.
O festival sai em Outubro para fora de portas, com arruadas e concertos em escolas e espaços alternativos da cidade, e conta ainda com a participação de José Duarte, o pioneiro da divulgação deste género musical no nosso país.
Na área do teatro, são várias e diversificadas as propostas: “Táxis dos Nossos Dias”, a partir de uma novela televisiva, “Gata em Telhado de Zinco Quente”, um clássico do cinema numa grande produção dos Artistas Unidos, “Farsa de Inês Pereira”, numa divertida versão para marionetas da Palmilha Dentada, “Eles Tapam a Cara com Máscaras de Lata e de Madeira”, uma abordagem à cultura do Nordeste Transmontano pela Este – Estação Teatral, “Monstros, S. A.”, de Filipe Crawford, e “Buffalo”, teatro contemporâneo com três actrizes conhecidas do público.
Na dança, são dois os géneros abordados: o flamenco, com uma companhia de Sevilha, e o ballet clássico, com “A Bela Adormecida”.
O Serviço Educativo conta com espectáculos dirigidos sobretudo a públicos infanto-juvenis (como “A Galinha da Minha Vizinha”, projecto satélite da Circolando e as sessões de itinerância do Play – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa) e com produções que versam obras históricas e literárias fundamentais da nossa cultura, como “Peregrinação”, teatro de marionetas em papel a partir da obra de Fernão Mendes Pinto, “Os Maias”, filme de João Botelho a partir do romance de Eça de Queirós, para além da já referida farsa vicentina.
Ainda no Serviço Educativo, é de referir o acolhimento de alguns wokshops e conversas com Noiserv, José Duarte e João Botelho. Informalmente, serão também proporcionados momentos de convívio com outros músicos e actores que permitam ajudar a compreender as propostas artísticas do trimestre.
O ciclo Cinema Sem Pipocas regressa com propostas de qualidade, de ficção ou documentais, algumas de produção nacional, e alarga-se ao público infantil. Voltam também os espectáculos no Café-Concerto, alternadamente à terça (stand up comedy) e à quinta (concertos de artistas emergentes).
A música tem ainda outros momentos relevantes no trimestre, como os concertos de Noiserv, Clã e António Zambujo.
Importa referir alguns ajustes nos horários dos espectáculos, que têm em conta, por exemplo, a duração ou o público-alvo.
Consulte aqui a Agenda do Trimestre (outubro | novembro | dezembro)
Fonte: Teatro de Vila Real