
Programação do Teatro de Vila Real

Sob o Signo da Liberdade
O segundo trimestre inicia com os espectáculos da 11.ª edição do Vinte e Sete – Festival de Teatro. Depois da abertura, no Dia Mundial do Teatro, com ‘O Avarento’, de Molière, visitamos ‘Bovary’, a personagem de Flaubert, numa encenação de Tiago Rodrigues, actual director do Teatro Nacional D. Maria II. Outros textos literários são abordados nos espectáculos de spoken word de André Gago e Tiago Gomes. De destacar é a estreia da nova criação da Peripécia, ´Fardo´, inspirada nas máscaras de Lazarim. Para o público infantil agendaram-se duas produções (‘Photomaton’ e ‘O Soldadinho’) e o workshop ‘Família Ramos’. O Dia Mundial da Dança é celebrado com ‘Free’, coreografia do sul-africano Gregory Maqoma para a Companhia Instável, um espectáculo com entrada gratuita.
A liberdade é, de resto, um tema presente ao longo do trimestre. Para evocar a Revolução de Abril, foi agendado um concerto com vozes e orquestra para o qual convidámos alguns coros vila-realenses, no âmbito do projecto de envolvimento da comunidade. ‘Canções de Abril’ apresenta um repertório baseado em temas de artistas como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho, Vitorino, José Mário Branco, Paulo de Carvalho, entre outros. O próprio Paulo de Carvalho traz ao Teatro de Vila Real as suas canções, incluindo ‘E depois do Adeus’, num concerto agendado para Maio.
Na música são ainda vários os nomes a registar: Mão Morta, Sensible Soccers, Emmy Curl, entre outros.
Na dança há um segundo momento alto com ‘Fica no Singelo’, o espectáculo de Clara Andermatt que une as danças tradicionais e a dança contemporânea, considerado a melhor coreografia de 2014. Este espectáculo envolverá também a comunidade local, já que culmina com um baile para o qual são convidados os espectadores.
No Serviço Educativo destacam-se também os espectáculos ‘Catabrisa’ e ‘Pelos Cabelos’, este a celebrar o Dia Mundial da Criança.
Na rubrica ‘Cinema Sem Pipocas’, este trimestre com sessões à terça-feira, evoca-se de novo a liberdade, com um ciclo comemorativo dos 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial que inclui três documentários recentemente estreados e a exibição de ‘O Grande Ditador’, obra marcante de Charlie Chaplin.
Importa ainda referir a Viagem Literária promovida pela Porto Editora, que traz ao Teatro de Vila Real os escritores Richard Zimler e Laurentino Dias.
Por fim, lembramos que o Cartão do Teatro permite aceder a grande parte dos espectáculos com 50% de desconto.
Consulte aqui a Agenda do Trimestre (abril | maio | junho)
Fonte: Teatro de Vila Real