Notícias
Exposição Permanente do Centro de Ciência de Vila Real
No próximo dia 28 de outubro decorrerá a cerimónia de inauguração da Exposição Permanente do Centro de Ciência de Vila Real.
Trata-se de uma exposição através da qual se procura contar a história da formação do território transmontano e duriense, vista na perspetiva da ciência. 

Ao longo de 6 módulos o visitante é convidado a fazer uma viagem no tempo. Esta viagem permite perceber como é que a conjugação de inúmeros acontecimentos e fenómenos científicos, ligados a diversas ciências da natureza levaram à formação do território como hoje o conhecemos. A sucessão vertiginosa de paisagens, a modelação do território, a sua riqueza faunística e florística e o seu potencial endógeno, são alguns dos temas tratados. Os 6 módulos abordam a geologia, a hidrologia, a botânica e a zoologia, o clima, as paisagens e a energia, seguindo uma determinada ordem cronológica que evidencia a influência de cada uma dessas ciências na formação do território. 

Conjuntamente com o programa de atividades laboratoriais, a exposição permanente cria um leque de ofertas na área da promoção da ciência afirmando, assim, mais uma vez Vila Real como um destino da ciência, do conhecimento e da biodiversidade. 

A abertura da exposição permanente complementa mais uma fase do lançamento do Centro de Ciência de Vila Real, que é um equipamento que surgiu da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que participa na gestão científica e no apoio às atividades de animação. O Centro foi objeto de cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON 2) e reflete um investimento global que rondou 1,6 milhões de euros.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Real