Notícias
Diocese de Lamego promove conferência sobre Património Religioso
O Património religioso é um dos tesouros mais importantes que os nossos antepassados, movidos por amor a Deus e às almas, nos legaram. Nesse sentido, torna-se necessário promover ações de formação que ajudem a redescobrir o valor, a beleza e o cuidado que merece o Património religioso.
É dentro destas circunstâncias que a Diocese de Lamego, através do seu Departamento para os Bens Culturais, Patrimoniais e Arte Sacra, promove, no próximo dia 20 de Janeiro, a realização de uma Conferência, a cargo da Doutora Maria de Fátima Eusébio, Coordenadora do Departamento para os Bens Culturais da Diocese de Viseu. Esta iniciativa terá lugar no Museu Diocesano de Lamego (Casa do Poço, em frente à Igreja Catedral), com início previsto para as 15h30. 

Esta iniciativa dirige-se de modo especial aos sacerdotes, mas também aos membros dos Conselhos Económicos e Pastorais Paroquiais, bem como a todos aqueles que lidam, frequentemente, com o desafio de conservar, restaurar e promover o Património religioso na Diocese. 

Na mesma ocasião, será apresentado o Catálogo da Exposição patente no Museu Diocesano, sob o tema Igreja de Lamego, a dimensão da fé. Esta exposição recolhe diversos objetos do Património religioso, pertencentes não só à Mitra e ao Cabido da Igreja Catedral, mas também a algumas Paróquias que, temporariamente, os cederam para a Exposição. 

A apresentação deste catálogo estará a cargo do Rev. Doutor Joaquim Correia Duarte, insígne historiador, membro da Academia Portuguesa da História que, recentemente, publicou a História da Igreja de Lamego. Nesse mesmo dia, por ocorrer a festa litúrgica de S. Sebastião, Padroeiro principal da Diocese de Lamego, terá lugar o Solene Pontifical, na Igreja Catedral, com início pelas 18h30. 

Para mais informações, pode ser contactado o Rev. Sr. Pe. João Carlos Morgado, Pró-Vigário Geral, e Director do Departamento para os Bens Culturais, Patrimoniais e Arte Sacra. 

Dia 20 de Janeiro 2014 no Museu Diocesano de Lamego pelas 15h30.

Fonte: Diocese de Lamego