Notícias
Centro Interpretativo da Máscara Ibérica nasce na vila de Lazarim
A edição deste ano do Entrudo de Lazarim vai ficar marcada pela inauguração nesta pequena vila do concelho de Lamego do primeiro centro interpretativo ligado ao ritual da máscara na Península Ibérica.
O novo Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) terá uma área de exposição dedicada ao Entrudo de Lazarim, um espaço para acolher exposições itinerantes e quatro salas que vão apresentar os rituais da máscara ibérica. A Câmara Municipal de Lamego investiu cerca de 1,2 milhões de euros na criação deste projeto, financiado em 85 % pelo ON.2 – O Novo Norte. 

A inaugurar no próximo domingo à tarde, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica quer ser um polo de investigação, preparado para disponibilizar no futuro os serviços de uma fototeca, mediateca e biblioteca, dedicados aos rituais da máscara e a outras temas relacionados com esta. Fazem ainda parte deste espaço cultural, um auditório, um bar e uma sala vocacionada para serviços educativos. Nos próximos dois meses poderá ser vista uma mostra de máscaras e trajes de várias festas na Península Ibérica. 
Em breve, será apresentado o programa cultural do CIMI para o primeiro semestre do ano, do qual vão fazer parte jornadas culturais, oficinas da máscara, debates e muitas outras dinâmicas culturais e educativas. Dará assim início a uma nova fase de desenvolvimento tendo como objetivo transformar-se, num curto espaço de tempo, numa referência europeia no estudo e valorização do património cultural que é a temática da Máscara.

Fonte: Câmara Municipal de Lamego