Notícias
Lamego quer aproveitar potencial turístico da EN2
Lamego aderiu à Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2) que foi formalmente constituída a 5 de novembro, em Santa Marta de Penaguião, por 21 dos 32 municípios atravessados pela via que liga Chaves a Faro.
A nova associação pretende avançar já em breve com a geminação da EN2, com uma distância de 738 quilómetros, com a "Route" 66 nos Estados Unidos da América, e "Ruta" 40, na Argentina. Para concretizar este projeto de internacionalização, é necessária no entanto a abertura de um aviso nos fundos comunitários.

De Trás-os-Montes ao Algarve, a Nacional 2 passa pelo interior de muitas povoações e liga paisagens tão diversas como as vinhas do Douro, as planícies do Alentejo e as praias do sul do país. Em representação da autarquia de Lamego, o vice-presidente José Pinto acredita que o projeto turístico da EN2 tem um enorme potencial que deve ser aproveitado e defende que cabe aos municípios um papel fundamental na dinamização histórica desta estrada: "Convido os turistas a descobrirem o nosso país viajando pela Nacional 2. É um ótimo meio, por exemplo, para provarem a nossa gastronomia e descobrirem os produtos endógenos". 

 A partir de agora, a nova associação será responsável por uniformizar o acolhimento dedicado aos visitantes e o acesso a informações sobre alojamento, restauração ou produtos locais dos territórios que atravessa.

Fonte: Câmara Municipal de Lamego