Santuário de Panóias

Adicionar MyTrip
Partilhar
Santuário de Panoias Santuário de Panoias Santuário de Panoias Santuário de Panoias Santuário de Panoias Santuário de Panoias
41.28303127698227
-7.6822110653381515

Santuário de Panóias

Classificado: MN - Monumento NacionalO Santuário de Panóias, durante muitos anos denominado Fragas de Panóias. A construção deste recinto sagrado terá sido realizada entre os finais do Séc. II e os inícios do Séc. III. É constituído por​...

Local de partida
Apresentação 

Classificado: MN - Monumento Nacional

O Santuário de Panóias, durante muitos anos denominado Fragas de Panóias. A construção deste recinto sagrado terá sido realizada entre os finais do Séc. II e os inícios do Séc. III. É constituído por um recinto onde se encontram três grandes fragas, entre outras mais pequenas, onde foram talhadas várias cavidades, de diversos tamanhos, bem como escadas de acesso. Numa das rochas foram também gravadas inscrições, três delas em latim e uma em grego, onde se lêem as instruções dos rituais celebrados em Panóias, a identificação dos deuses e a do dedicante. As inscrições podem traduzir-se da seguinte maneira:
 
"G.C. Calpurnius Rufinus consagrou dentro do templo (templo entendido como recinto sagrado), uma aedes, um santuário, dedicado aos Deuses Severos"

"Aos Deuses e Deusas e também a todas as divindades dos Lapitaes, Gaius C. Calpurnius Rufinus, membro da ordem senatorial, consagrou com este recinto sagrado para sempre uma cavidade, na qual se queimam as vítimas segundo o rito."

"Ao altíssimo Serápis, com o Destino e os Mistérios, G. C. Calpurnius Rufinus, claríssimo."

"Aos deuses, G. C. Calpurnius Rufinus, claríssimo, com este (templo) oferece também uma cavidade para se proceder à mistura."


Pode considerar-se que existem, em Panóias, testemunhos de um rito de iniciação dos mistérios das divindades infernais com uma ordem e um itinerário muito precisos - a matança das vítimas, o sacrifício do sangue, a incineração das vítimas, o consumo da carne, a revelação do nome da autoridade máxima dos infernos, e por fim a purificação.
 
O Monumento está dotado de estruturas e meios de acolhimento ao público, nomeadamente Centro Interpretativo (com a visualização de um filme), loja, Guia, e Audioguias (Português, Francês, Inglês e Alemão). Visitas guiadas sob marcação.

Horários/Preços/Ficha Técnica 
09:00 às 12:30
14:00 às 17:00

Fechado ao público: Segunda-feira (todo dia) e Terça-feira (de manhã)
2€
Contactos 
Morada
Lugar de Assento, Freguesia de Vale de Nogueiras
5000-751 Vila Real
Telefone
+351 259336322
Latitude
41.28303127698227
Longitude
-7.6822110653381515