Parque Natural do Alvão

Adicionar MyTrip
Partilhar
Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão Parque Natural do Alvão
41.35431128731484
-7.793512010620134

Parque Natural do Alvão

Caracterização física:Esta Área Protegida, tal como o nome sugere, está na Serra do Alvão, ou melhor, situa-se no conjunto montanhoso definido pelas Serras do Alvão e do Marão, e parte da sua área está na zona indefinida de transição das​...

Local de partida
Apresentação 

Caracterização física:

Esta Área Protegida, tal como o nome sugere, está na Serra do Alvão, ou melhor, situa-se no conjunto montanhoso definido pelas Serras do Alvão e do Marão, e parte da sua área está na zona indefinida de transição das duas serras. Desenvolve-se sobretudo na vertente Oeste que funciona como “barreira de condensação” relativamente às massas de ar húmido que vêm do Oceano Atlântico. Encontra-se, assim, numa zona de transição entre o litoral húmido e o interior, crescentemente mais seco, transição esta ainda afectada pela componente altitudinal. A área do Parque Natural do Alvão corresponde à cabeceira da bacia hidrográfica do rio Olo, afluente do Tâmega, e a uma pequena aba (Arnal) virada a Este, pertencente à bacia do Corgo. Existem em sucessão três unidades de paisagem: montanha com área planáltica adjacente, predominantemente granítica; zona dominantemente quartzítica, de transição entre montanha e vale; vales encaixados, de menor altitude, com declives acentuados. Sob o ponto de vista climático apresenta uma variação altitudinal que vai de um clima de transição entre a “terra quente” e a “terra fria”, até um clima típico de terra fria e de montanha. Enquanto a vertente Oeste tem uma feição atlântica, a vertente Este tem sub atlântica pois que a interioridade começa a condicionar o clima, tornando-o crescentemente mais seco.
 
Vegetação e flora:

O Parque Natural do Alvão insere-se muito próximo da zona de transição entre duas regiões fito-climáticas europeias: a Euro-siberiana e a Mediterrânica, estando assim influenciado pelo litoral húmido e o interior continental crescentemente mais seco. A este efeito junta-se a componente altitudinal das partes mais altas onde um clima de feição sub-alpino se faz sentir. Esta mescla é responsável pela diversidade e diferenciação da cobertura vegetal. Até ao momento estão inventariadas e referenciadas cerca de 486 espécies de plantas, sendo 25 delas endemismos ibéricos, 6 endemismos lusitânicos e 23 possuem estatuto de conservação.
 
Fauna:

A intervenção do homem no Parque Natural do Alvão tem determinado a manutenção e o equilíbrio entre as diferentes formas de vida da fauna selvagem. Esta atitude tem contribuído para a diversidade biológica ao serem criadas novas unidades ecológicas biótopos, campos agrícolas, lameiros, sebes, etc., que se associam aos biótopos.

Actividades 
Contactos 
Proprietário/Responsável
Sede e Centro de Informação e Interpretação - Vila Real
E-Mail
pnal@icnb.pt
Morada
Largo dos Freitas
5000-528 Vila Real
Telefone
+351 259302830
Fax
+351 259302831
Latitude
41.35431128731484
Longitude
-7.793512010620134