Igreja Paroquial de Meijinhos

Adicionar MyTrip
Partilhar
Igreja Paroquial de Meijinhos1 Igreja Paroquial de Meijinhos2 Igreja Paroquial de Meijinhos3 Igreja Paroquial de Meijinhos4 Igreja Paroquial de Meijinhos5
41.04435
-7.83746

Igreja Paroquial de Meijinhos

Classificação: IIP - Imóvel de Interesse PúblicoTerra antiga, Meijinhos cresceu no local onde "no século IV ou V se fixou um acampamento romano" (COSTA, 1979, pp. 93-94). Aí terá sido construído uma ermida românica, dedicada a São Brás​...

Local de partida
Apresentação 

Classificação: IIP - Imóvel de Interesse Público

Terra antiga, Meijinhos cresceu no local onde "no século IV ou V se fixou um acampamento romano" (COSTA, 1979, pp. 93-94). Aí terá sido construído uma ermida românica, dedicada a São Brás, cujo padroado pertenceu à Coroa até aos finais do século XV, sendo então cedido ao Conde de Tarouca (CABRITA, 1994, p. 121). Mais tarde, possivelmente no século XVI, o templo mudou o seu orago para Nossa Senhora da Piedade. 


A igreja, sede de paróquia, foi ampliada por uma estrutura seiscentista, de planta rectangular simples, composta pela capela-mor, que reaproveitou o espaço do templo primitivo, e pela nave, terminando num nártex. 


Este nártex constitui a fachada principal, com três aberturas, uma central, e duas laterais, em arco de volta perfeita. É rematado por dupla sineira com pináculos de gosto maneirista. 
No espaço interior distinguem-se vários elementos decorativos, originários de épocas distintas, como a pia baptismal, uma peça que possivelmente pertencia à primitiva ermida de São Brás, azulejos de padrão seiscentistas, ou os altares de talha barroco. 


No entanto, no programa decorativo destaca-se o conjunto de pinturas murais, de temática mariana, que decoram o espaço da capela-mor, executadas ao longo da centúria de Quinhentos. 

Do lado direito, dispõem-se duas figuras, identificadas como Santa Isabel e Zacarias. Na parede do lado do Evangelho foi pintada a Anunciação, sendo datada do primeiro terço do século XVI. Na parede oposta apresenta-se o Encontro da Virgem com Santa Isabel.

 

Horários/Preços/Ficha Técnica 
Contactos 
Morada

Avenida Principal, Meijinhos

 5100-630 Lamego

 

Latitude
41.04435
Longitude
-7.83746