Press Releases
Correia Dias – Um Pioneiro do Modernismo
Exposição retrospectiva inaugura em Lamego
A Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro organiza, com produção da Humorgrafe, uma exposição retrospectiva sobre a vida e obra do artista lamecense Fernando Correia Dias, um dos primeiros artistas portugueses a assumir-se como designer polifacetado e pioneiro no modernismo gráfico em Portugal e no Brasil.

Este ano assinalam-se, precisamente, os 120 anos do seu nascimento, na freguesia de Penajoia em Lamego, motivo ideal para recuperar do esquecimento a obra genial e marcante deste “poeta do traço”.

A exposição “Correia Dias, um Pioneiro do Modernismo” inaugura no próximo dia 31 de Outubro, pelas 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, e mantém-se patente até ao dia 16 de Novembro, das 10h às 19h. Inicia, depois, uma itinerância pelas cidades de Peso da Régua e Vila Real, em Dezembro e Janeiro, levando as obras deste importante artista numa viagem pelo Eixo Urbano Douro Alliance.

O visitante poderá encontrar, nesta exposição, um conjunto assinalável de reproduções das mais importantes obras de Correia Dias assim como várias obras originais deste artista que trocou Portugal pelo Brasil, onde se radicou como o mestre do modernismo carioca tendo revolucionado o universo do design gráfico e da ilustração explorando as mais variados géneros artísticos.

Esta iniciativa realiza-se no contexto do Salão Luso-Galaico de Caricatura que, sendo bienal e tendo-se realizado em 2011, intercala com esta exposição sobre um mestre do humorismo de forma a garantir continuidade anual ao projecto de celebração da caricatura no eixo cultural Douro Alliance.