Press Releases
4ª Edição do Plast&cine
Homenageia Pintor Roberto Chichorro
- Conferência internacional dedicada ao artista plástico, com a presença de António Inverno (pintor), Sérgio Ribeiro (eurodeputado), Luís B. Patraquim (poeta/escritor e jornalista), Cruzeiro Seixas (pintor), José Rodrigues (escultor), Celina Pereira (cantora e contadora de histórias), entre outros

- Exposição antológica da obra do pintor, desenhista e ilustrador nascido em Moçambique

- Realização de um filme sobre o trabalho e vida do homenageado

- Arte pública e teatro de rua nas artérias da cidade

- Movimento artístico da Lusofonia envolve comunidades do Eixo Cultural do Douro

O artista plástico Roberto Chichorro é o protagonista da 4ª edição do PLAST&CINE, encontro multidisciplinar de artes organizado anualmente em Lamego, no âmbito de uma parceria entre o município local, a rede Douro Alliance (Vila Real, Peso da Régua e Lamego) e a Editorial Novembro-Edições Cão Menor. Entre os dias 13 e 14 de outubro, a cidade transmontana acolhe um alargado conjunto de iniciativas dedicadas à vida e obra do pintor, que se notabilizou também como ilustrador e desenhista. Arte pública, teatro de rua e trabalhos cinematográficos complementam a exposição antológica e a conferência internacional dedicadas ao homenageado. Nascido em Moçambique e radicado em Portugal desde 1986, Roberto Chichorro é hoje amplamente reconhecido no contexto dos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente nos mercados africanos, facto que abre o PLAST&CINE ao vasto movimento artístico da Lusofonia, envolvendo nesse movimento os vários núcleos que integram a comunidade do eixo cultural duriense.


O programa do PLAST&CINE 2012 terá como ponto alto a conferência internacional sobre Roberto Chichorro, realizada no dia 13 de outubro, pelas 15h30, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Tal como sucedeu em 2011 com Cruzeiro Seixas, o pintor estará presente nesta iniciativa, onde será convidado a partilhar memórias, discorrer sobre obras, revelar talentos e confessar fontes de inspiração. Estas reflexões serão enriquecidas pela intervenção de um conjunto de amigos e parceiros que marcaram o seu percurso artístico, bem como de estudiosos e outras personalidades do mundo das artes plásticas, que acompanham a sua obra. Entre as demais presenças nacionais e internacionais, do meio cultural, político e académico destacam-se, desde já, nomes como o pintor António Inverno, o escritor e jornalista Luís B. Patraquim, o escultor José Rodrigues, o eurodeputado Sérgio Ribeiro e a investigadora especializada em Estudos Lusófonos Inocência Mata.


Ainda antes da conferência, pelas 14h30, acontecerá, no mesmo local, a apresentação do livro “Estória, Estória… Do Tambor a Blimundo”, uma obra da autoria de Celina Pereira e com ilustrações de Roberto Chichorro. A contadora de histórias e cantora cabo-verdiana protagonizará também, no dia seguinte, um momento musical. O programa previsto para a tarde do dia 14 de outubro destaca a música lusófona, sendo que à performance da artista conterrânea de Roberto Chichorro deverá seguir-se, no palco do Teatro Ribeiro Conceição, a do autor, compositor e músico português Pedro Barroso.


Chichorro nas ruas da cidade e Cruzeiro Seixas em película


Inaugurada aquando do PLATS&CINE 2012, mais concretamente no dia 13 de outubro, pelas 11h30, a exposição antológica de obras de Roberto Chichorro permanecerá patente durante um mês na Casa do Poço, em Lamego. Para além de um importante complemento à homenagem prestada em conferência, esta apresentação integra a preocupação de interação com a população e as várias instituições locais. A Universidade Sénior de Lamego, o Lar das Crianças da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, a Escola Latino Coelho em Lamego, a Escola Araújo Correia em Peso da Régua e a Escola EB 2/3 Camilo Castelo Branco em Vila Real fazem parte do grupo de players do Eixo Cultural do Douro envolvidos nas diversas iniciativas de arte pública levadas a cabo durante as duas jornadas do PLAST&CINE. Um envolvimento que se materializa na participação de alunos e professores das áreas de Artes e Língua Portuguesa.

À abordagem da obra do autor, juntar-se-ão os temas Lusofonia e Douro, incorporados num programa de intervenções, que, pelo seu impacto e natureza, visam interferir no quotidiano da cidade e funcionar como uma exposição didática, um veículo de informação. O grupo teatral de rua O Andaime e o Espaço Moçambique também colaboram na animação da cidade de Lamego, nomeadamente através de teatros de rua e outras performances artísticas, tais como dança moçambicana.


A realização, produção, edição e distribuição de um documentário cinematográfico sobre o artista plástico homenageado traduz a componente perene do PLAST&CINE. O vídeo dedicado a Roberto Chichorro será concebido durante os dois dias do encontro e a sua exibição pública ficará reservada para a edição de 2013. Assim acontecerá este ano com a película de Cruzeiro Seixas, que protagonizou na 3ª edição do PLAST&CINE. O pintor voltará agora a Lamego para assistir ao lançamento do DVD “Cruzeiro Seixas, aproveitar o acaso”. O filme é composto por três categorias de materiais: declarações selecionadas de entre um vasto conjunto de conversas com o artista; imagens das suas obras; e imagens de lugares que retratam a sua memória, a sua vida e a sua obra, através da exploração plástica do discurso reproduzido.

Da ambição pela arquitetura à magia da pintura