Sobre Nós No âmbito da construção do Eixo Urbano do Douro, o Programa Estratégico “Douro Alliance”, elaborado em Outubro de 2008, identificou como um dos objetivos estratégicos a necessidade de assegurar a disponibilização gratuita e universal de informação relevante.

No seguimento, surgiu a constituição do Observatório Económico e Social, sendo este um fator de reforço da atratividade e competitividade do Eixo Urbano, na medida em que permitirá aos seus agentes económicos conhecerem e monitorizarem a evolução da realidade local, servindo este conhecimento de base à definição de estratégias de futuro.

De facto, a constituição do Observatório surge estreitamente associada à necessidade de melhorar a competitividade e atratividade do território, procurando ter reflexos positivos na atração de maior investimento privado, designadamente nas áreas de cooperação estratégica e na capitalização das oportunidades emergentes.

Missão
O Observatório Económico e Social tem por missão a recolha, tratamento, sistematização e divulgação de informação relativa a áreas temáticas representativas da realidade socioeconómica do território do Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

Visão
O Observatório Económico e Social será parceiro de referência para o desenvolvimento do Eixo Urbano do Douro, reconhecido pelos atores locais como instrumento credível de recolha e tratamento de informação.

Objetivos

Os objetivos do Observatório passam por:

  • Estabelecer parcerias com atores locais, por forma a aceder a informação para atualização de indicadores periódicos ou eventuais;
  • Disponibilizar, com carácter periódico ou pontual, informação sobre um conjunto de indicadores caracterizados da realidade socioeconómica do território;
  • Mediante contrapartidas, dar resposta à solicitação de estudos por parte de entidades com interesse no território;
  • Desenvolver ou participar em ações de divulgação do Observatório; e
  • Elaborar recomendações e sugestões sobre fatores críticos ao desenvolvimento do território.