Noticias
Programação do Teatro de Vila Real
Programação de abril a junho de 2016.
A partir de Maio e até Outubro, Vila Real é, com Matosinhos, Capital da Cultura do Eixo Atlântico, um evento que tem na sua origem, em 2007, o objectivo de celebrar a criação artística das cidades da euro-região que une o Norte de Portugal e a Galiza. 

Dentro desse espírito, a programação do Teatro de Vila Real organiza-se em grande parte como uma montra de artistas e produções com origem em cidades do Eixo Atlântico, incluindo naturalmente, em vários momentos do trimestre, artistas e produtores culturais do concelho. 

O Vinte e Sete – Festival de Teatro antecipa já em Abril a Capital da Cultura constituindo-se como uma pré-programação que apresenta cerca de uma dezena de companhias das gerações mais recentes que produzem teatro no Norte de Portugal. Esta pré-programação inclui ainda, entre outras propostas, a celebração do Dia Mundial da Dança, com uma companhia do Norte, e o início ou continuidade de ciclos de descentralização cultural como Norte Magnético (que trará à região formações como a Orquestra Sinfónica do Porto, a Orquestra Barroca e o Coro da Casa da Música), ou Capella, Pássaro e Sessões de Fuga, estes promovidos por produtores vila-realenses. 

Como já foi anunciado, o momento oficial de abertura da Capital da Cultura em Vila Real tem lugar a 5 de Maio com a Orquestra Gulbenkian e Mário Laginha. A partir dessa data, são de destacar espectáculos como ‘O Misantropo’, Deolinda e ‘Ensaio Sobre a Cegueira’. O trimestre acolhe também o 1.º Encontro Euro-Regional de Música e Artes Cénicas, que reúne formações artísticas de seis universidades (UTAD, Minho, Porto, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha). Ainda no espírito de intercâmbio entre os dois lados da fronteira, cabe destacar o ciclo Cultura que Une que, entre várias outras actividades, inclui a peça ‘O Furancho’ e um concerto da cantora Sés. 

O trimestre acolhe outras linhas de programação que, no seu conjunto e com as atenções do noroeste da península centradas na cidade, consolidam o trabalho do Teatro de Vila Real na construção de um dos centros urbanos euro-regionais mais dinâmicos no que à cultura diz respeito. 

Uma última referência para a 1.ª edição da MAPI – Mostra de Artes Para a Infância. Trata-se de mais uma parceria entre equipamentos e colectividades locais exclusivamente dedicada ao desenvolvimento do Serviço Educativo. Com âncora no Dia Mundial da Criança, apresentará várias actividades em diferentes sítios da Cidade e do Concelho.

Consulte aqui a agenda de abril a junho de 2016.

Fonte: Teatro de vila Real