Press Releases
Plast&Cine 2012 – Roberto Chichorro, Vida e Obra
Artista homenageado visita as escolas do Eixo Urbano
Lamego recebe, nos próximos dias 13 e 14 de Outubro, o evento Plast&Cine que homenageia, nesta sua 4ª edição, a vida e obra do artista moçambicano Roberto Chichorro. Este evento, verdadeiramente multidisciplinar, propõe ao público uma série de iniciativas durante todo o fim de semana: exposição “Andarilho em cores de beija-flor”, conferência, teatro e arte de rua, prova de sabores e ritmos moçambicanos, apresentação de livros e momentos musicais com Pedro Barroso e Celina Pereira. O Plast&Cine é organizado pela Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro em parceria com o Município de Lamego e a edições Cão Menor, responsável pela produção do evento.

Mas o Plast&Cine, este ano, não se limita à sua data de realização nem apenas à cidade de Lamego. Aproveitando a presença do artista e a sua disponibilidade, as escolas secundárias do Eixo Urbano Douro Alliance, com ensino artístico, preparam-se para receber Roberto Chichorro nas suas instalações nos dias que antecedem o evento. Numa verdadeira acção de dinamização cultural conjunta entre as cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, as escolas recebem este artista consagrado num exercício simultaneamente pedagógico e de aproximação entre a arte e a comunidade escolar.

As visitas às escolas estão agendadas para as seguintes datas e horários:
-  10 de Outubro, 10h - Escola Secundária João de Araújo Correia, Peso da Régua;
-  11 de Outubro, 10h - Escola Secundária Latino Coelho, Lamego;
-  12 de Outubro, 10h - Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real.


A propósito deste evento, a organização propôs, aos alunos das três escolas, o desafio de preparar obras artísticas com base na vida e obra do artista para serem expostas nas ruas de Lamego, durante o Plast&Cine. Na sua visita às escolas, o artista poderá ajudar os alunos a finalizar as suas obras e estes terão a oportunidade única de lhe pedir sugestões, tirar dúvidas, partilhar experiências e conversar com o artista sobre a sua obra e o seu trabalho.

Como forma de enriquecer ainda mais esta experiência artística, os alunos dos três estabelecimentos de ensino realizam, no dia 13, um passeio escolar a Lamego onde assistirão à inauguração da exposição, à conferência e onde poderão ver as suas obras expostas ao público.

Devido à importância e ao carácter inédito desta iniciativa, programada conjuntamente com as três escolas das cidades do Eixo Urbano, o artista será recebido, em cada uma delas, pelas respectivas direcções assim como por representantes do poder local.