News
Júlio Pomar é homenageado em Lamego na quinta edição do Plast&Cine
O pintor Júlio Pomar é o protagonista da 5ª edição do Plast&Cine, encontro multidisciplinar de artes, promovido anualmente em Lamego pela Associação de Municípios Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro e organizado pelo Grupo de Comunicação Novembro com o apoio do Município de Lamego.
Entre os dias 18 e 19 de Outubro, a cidade duriense acolhe um vasto programa de iniciativas dedicadas à vida e obra do artista plástico que se destacou, sobretudo, na pintura.
Um dos pontos altos da homenagem prestada pelo Plast&Cine a Júlio Pomar será a conferência sobre a sua vida e obra, realizada no dia 19 de Outubro, pelas 15h30, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. O pintor estará presente e será convidado a partilhar memórias, discorrer sobre obras revelar talentos e confessar fontes de inspiração juntamente com um leque de personalidades convidadas: escritor Mário Cláudio, o fadista Camané, o presidente da Cooperativa Árvore, Amândio Fernandes Secca, o pintor e docente Francisco Laranjo e a investigadora e autora Laura Castro. Nessa manhã, pelas 11h00, será inaugurada, no Museu Diocesano de Lamego - Casa do Poço, uma exposição antológica com 35 peças do artista plástico, intitulada Júlio Pomar: Outras Histórias Pinturas de tigres, macacos, odes marítimas, caça ao snark e outros trabalhos ligados à sua passagem pelo Brasil vão permanecer patentes naquele espaço cultural durante um mês (até 14 de Novembro).
A noite de 18 de Outubro traz ao Teatro Ribeiro Conceição o momento musical “As Cores do Fado” com a actuação da fadista Aldina Duarte logo após a estreia do documentário de Tiago PereiraSó o Teatro é Real sobre a vida e obra de Júlio Pomar.
Na manhã deste mesmo dia, a marcar o arranque do evento, acontece uma das grandes novidades desta edição: um passeio etnográfico no Douro que reunirá a bordo personalidades do meio artístico, cultural e político, culminando num reencontro de artistas - José Rodrigues, Cruzeiro Seixas, Roberto Chichorro e Júlio Pomar. 
Arte pública, teatro de rua e trabalhos cinematográficos complementam as actividades sobre as quais poderá saber mais aqui.