Notícias
XV edição do Salão Luso-Galaico de Caricatura
A Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro e a Humorgrafe trazem a caricatura de regresso ao Douro com a realização de mais um Salão Luso-Galaico de Caricatura. 
Esta é já a décima quinta edição deste evento que se realiza no próximo dia 6 de Julho, Sábado, pelas 21h30 no Museu do Som e da Imagem e na Sala de Exposições do Teatro Municipal de Vila Real. A exposição pode ser visitada até 31 de Julho de 2013.

Em exposição estarão os trabalhos resultantes do concurso lançado a caricaturistas portugueses e espanhóis sob o tema O Património Arquitectónico da Região do Douro na sua vasta expressão de intervenção humana quer na estrutura geográfica quer na infindável quantidade de monumentos megalíticos, medievais e barrocos… ou mesmo contemporâneos. Ao apelo para participação responderam 40 artistas com um total de 74 trabalhos.

O Júri do concurso reuniu no passado dia 3 de Junho, no Grémio Literário Vila-Realense, para escolher os três trabalhos vencedores e os quatros prémios especiais que serão entregues na inauguração do Salão de Caricatura onde se realizará, à semelhança das edições anteriores, a Festa da Caricatura com a presença de vários caricaturistas a divertir os visitantes com humor e arte oferecendo uma caricatura a quem quiser servir de modelo. A Festa da Caricatura contará, ainda, com uma actuação do Grupo de Percussão do Conservatório Regional de Música de Vila Real.

A grande novidade desta edição do Salão de Caricatura é a realização do workshop de desenho humorístico Desenhar tem muita piada!! que acontece no mesmo dia 6 de Julho, entre as 15h e as 17h30, no Parque Corgo, em Vila Real e é orientado pelo caricaturista Santiagu. As inscrições ainda se encontram abertas por isso todos os interessados, com mais de 10 anos de idade, podem efectuar a sua inscrição gratuitamente através do e-mail: dourocultural@douroalliance.org com indicação do nome e idade.

Com periodicidade bienal, o Salão Luso-Galaico de Caricatura realiza, depois de Vila Real, uma itinerância pelas cidades de Peso da Régua e de Lamego cumprindo o circuito das cidades pertencentes ao Eixo Urbano Douro Alliance e, segue ainda para a cidade galega de Ourense.