Notícias
spedro13_saltim8_gr.jpg spedro13_saltim6_gr.jpg spedro13_expo5_gr.jpg spedro13_expo4_gr.jpg
S. Pedro 2013 – Partiu-se o panelo… cumpriu-se a tradição!
A actividade à Roda do Panelo, comemorativa do S. Pedro e organizada pela Associação Douro Alliance, animou as ruas do centro histórico de Vila Real no passado dia 28 de Junho de 2013.
Logo pela manhã, meia centena de crianças juntou-se em frente à loja Real, no Largo da Capela Nova, para participar no atelier Barro Preto às Cores, animado pela Urze Teatro. Os mais novos assistiram à encenação da história “Uma menina que nasceu no meio do barro”, tiveram oportunidade de mexer no barro ajudando o oleiro Querubim Rocha a moldar algumas peças ainda na roda e, por fim, o barro preto deixou de o ser com pinturas coloridas feitas em pequenas peças de barro que as crianças levaram para casa como recordação desta divertida actividade.

Mais à noite, a Urze Teatro voltou à carga com a animação Saltimbancos da Feira de S. Pedro que percorreu o centro do Vila Real com um carro alegórico que, além de actores e músicos, transportava também alegria contagiante, animação e… muitos panelos para partir! Ao final da noite partiu-se o panelo numa grande roda que juntou transeuntes a recordarem tempo de meninice e muitos outros que jogaram pela primeira vez este divertido e agitado jogo.

Integrada neste conjunto de actividades, encontra-se ainda disponível para visita, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, a exposição Barro Preto em dias de festa Real nas montras da antiga loja Real no Largo da Capela Nova.