Notícias
Em Vila Real... o S. Pedro já anda na rua
Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação de Municípios Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro organiza as actividades À Roda do Panelo, comemorativas do S. Pedro vila-realense e a decorrer no dia 28 de Junho.
Mantendo o espírito de recuperação e dinamização do tradicional Jogo do Panelo, este ano propõe-se aos visitantes uma série de actividades para diferentes gostos e idades… começando pelos mais novos com o atelier Barro Preto às Cores, a realizar no dia 28 de Junho a partir das 10h no Largo da Capela Nova. A Urze Teatro é responsável pela animação do atelier que convida os participantes a ouvir a história “Uma menina que nasceu no meio do barro”, a sujar as mãos enquanto aprendem a moldar o barro e a deixar colorido o tradicional Barro Preto de Bisalhães.

A noite de 28 de Junho promete também muita animação com a actividade Saltimbancos na Feira de S. Pedro, dinamizada igualmente pela Urze Teatro, que percorrerá as ruas do centro histórico, a partir das 22h, animando a festa e convidando os transeuntes a jogar (e partir) o panelo.

As actividades ficam completas com a exposição Barro Preto em dias de festa Real, disponível para visita desde o dia 21 de Junho na montra da antiga loja Real, no Largo da Capela Nova. O emblemático espaço comercial, fechado ao público há já vários anos, recupera o encanto e a visibilidade de outros tempos com esta exposição sobre a Olaria de Bisalhães, organizada conjuntamente entre a Douro Alliance e o Museu de Vila Real.

Este evento é fruto da estratégia de dinamização cultural conjunta entre os três concelhos integrantes do projecto Douro Alliance – Vila Real, Peso da Régua e Lamego, proposto pela operação Douro Cultural.