Eventos
41.096439863590085
-7.8069793820839095

Oração e Misericórdia

Local: Casa do Poço, Largo da Sé
Início: 01 Janeiro 2016 10:00:00
Fim: 31 Dezembro 2017 18:00:00
GPS: 41° 5’ 47.18" N, 7° 48’ 25.13" W
Oração e Misericórdia
Encontra-se patente ao público, no Museu Diocesano (Casa do Poço-Lamego), a exposição “Oração e Misericórdia.” A temática da mostra liga-se ao tema do ano pastoral em curso: “Ide e fazei da Casa de meu Pai, casa de oração e misericórdia” e ao Ano Santo que estamos a viver.

O núcleo expositivo divide-se em três módulos: “Revestidos de Cristo”; “Casa e Escola de Oração” e “Misericordiosos como o Pai”. Pretende-se através deste “itinerário” levar os visitantes a (re)descobrir a função e diversidade das vestes litúrgicas, diferenciadoras dos diversos ministérios litúrgicos; as diferentes cores litúrgicas que ajudam a compreender o ano litúrgico e a tomar consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do mesmo. A beleza das vestes sagradas contribui para manifestar externamente a beleza da acção sagrada.

Passamos depois aos objectos litúrgicos utilizados na celebração dos mistérios da fé: cálice, patena, píxide, turibulo, prato de oferendas, sagrada custódia, âmbulas com os santos óleos e outros elementosusados, na Casa de Deus, para o culto divino que manifesta a “unção” de Deus ao seu povo.

As imagens de vários santos recordam-nos aqueles que, ao longo dos séculos, foram rostos da misericórdia de Deus ao longo da História. A presença de alguns relicários lembram-nos como as casas dos homens pretenderam, pela devoção popular, serigrejas domésticas, com espaços devocionais, que transportam para as nossas casas a presença da Casa de Deus e um prolongamento da mesma.

A rematar as peças expostas, temos uma cruz processional e lanternas que nos transportam do templo para o tempo. Elas abrem os cortejos litúrgicos nas igrejas e conduzem o Povo de Deus, nas procissões pelas ruas das cidades e aldeias. No átrio do Museu a acolher-nos e a enviar-nos as imagens de Nossa Senhora da Esperança e de Santo António.

A exposição é composta por um total de 45 peças, num arco temporal que vai do Séc. XV ao Séc. XX; de materiais diversificados: tapeçaria, ourivesaria, pintura e escultura; provenientes da Catedral, do Seminário, do Paço Episcopal, do Arquivo Diocesano e de sete paróquias.

A presente iniciativa pretende ser um subsídio cultural e pastoral, para a vivência do plano pastoral diocesano, sob a luz do Jubileu da Misericórdia. Deste modo, nas peregrinações a organizarem-se pelas paróquias, zonas pastorais ou movimentos à Porta Santa da Catedral, estas poderão incluir uma visita prévia à exposição, seguida de celebração na Igreja Jubilar e uma visita ao Coro Alto da Sé, onde, no cadeiral, estão pintadas as 14 obras de misericórdia. Aproveitemos, pois, este rico e simbólico património material, para nos ajudar a assimilar todo o património de fé que o suporta e ao qual o Ano Santo da Misericórdia confere uma actualidade acrescida.
Divulgador: Museu Diocesano de Lamego
Preço: 1,50€
Local
Casa do Poço, Largo da Sé
Data
Início: 01 Janeiro 2016 10:00:00
Fim: 31 Dezembro 2017 18:00:00
GPS
41° 5’ 47.18" N, 7° 48’ 25.13" W